Todos desejam viver de forma equilibrada.
Nem sempre a maternidade significa ‘navegar em águas calmas’. É possível clarear os horizontes por meio do conhecimento pessoal e do conhecimento sobre seus filhos.
Dicas para manter equilíbrio como mãe
Segundo a americana Tara Sareen, personal coach em saúde materna e mãe de 8 filhos, existem alguns pontos importantes que você deve lembrar para que se possa manter o equilíbrio nos momentos de crise:
– Não eduque com foco em resultados e sim no processo, ou seja, esteja envolvida no que seu filho está tentando te passar, sem a ansiedade de fazer a birra terminar logo. Ouça, respire, olhe nos olhos e imponha seus limites, com calma.
– A força da mãe não depende de como seu filho se comporta, do momento, do dia – Ela é fruto de uma relação bem estabelecida, pelo estado de presença entre mãe e filho.
– O papel da mãe não é corrigir ou alterar a forma como ele sente o mundo, e sim nutrir! Fazer florescer sua humanidade, formando pessoas completas em coração, mente e alma.
– Não deixe que uma birra – das várias que você vai passar ao longo da caminhada – estrague seu dia. Respire e tente fazer seu filho encontrar o caminho do equilíbrio, demonstrando com afeto e limites como fazê-lo.
O emocional do filho é nutrido pelas palavras e atitudes das pessoas que o cercam!
Mães equilibradas sabem dizer sim
Não basta saber dizer não, tem saber usar o verdadeiro sim.
Sabe quando você diz sim com o pé atrás, sem certeza? Esse pode ser um não escondido. Saiba diferenciar e quando optar pelo sim, o faça com o coração aberto e sem ressentimentos.
Quando você age de uma forma enquanto gostaria de agir ou falar de outra, há uma tendência a se tornar passivo-agressiva, e isso não é saudável nem para você nem para seus filhos.
Seja honesta consigo mesma e confie no seu julgamento. Diga sim, quando quiser dizer sim e não quando quiser dizer não. Não tenha medo de errar, um erro pode ser corrigido depois, mas a falta de consistência pode gerar sentimentos mistos nas pessoas que a cercam.